Airfix - Harrier - 6009 - 1:72 - QUICKBUILD

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Airfix - Harrier - 6009 - 1:72 - QUICKBUILD

O BAe Harrier é um caça V / STOL britânico de assento único, aeronave de ataque e reconhecimento com uma estrutura de meia concha de duralumínio. As origens da construção do Harrier podem ser encontradas em 1957, quando Lord Sydney Camm da Hawker Aircraft e o Dr. Stanley Hooker da Bristol Siddeley Engines iniciaram a construção de uma aeronave tática usando o mais recente motor turbo-fan das fábricas de Bristol, então conhecido como BS. 53. Foi especialmente adaptado ao vetor de empuxo vertical garantindo a decolagem vertical de uma aeronave de asa fixa. Os gases de escape do motor foram direcionados para quatro bicos escalonados colocados em pares na frente e atrás da fuselagem. A faixa de rotação dos bicos excedeu 90 graus, o que permitiu que os gases de escape fossem direcionados diretamente para trás em voo normal, verticalmente para baixo para decolagem e pouso, ou para qualquer ângulo durante a fase de transição. Ao redor do motor, Camm construiu uma estrutura de metal de asa alta compacta, convencional. Na parte dianteira da fuselagem havia uma cabine para uma pessoa, ao lado da qual havia duas entradas de ar fixas e estacionárias para motores com seção transversal semicircular. O trem de pouso principal de duas rodas e o trem de pouso de uma roda são construídos em conjunto no eixo central da fuselagem. O primeiro dos seis protótipos decolou pela primeira vez em 21 de outubro de 1960. Depois de menos de um ano, uma transição completa foi feita de subida vertical para voo horizontal e pairar novamente. Em fevereiro de 1965, o governo do Reino Unido encomendou seis aeronaves de teste. Estes foram os primeiros exemplares a receberem o nome de Harrier. Além da Grã-Bretanha, o único usuário da aeronave padrão Harrier é a Marinha Espanhola, onde as aeronaves são conhecidas como Matador. Até o momento, uma dúzia ou mais de versões da aeronave Harrier foram produzidas. Cronologicamente, o primeiro foi o Harrier GR.1 (avião de ataque que entrou em serviço em 1969). A versão T.3 foi criada rapidamente, ou seja, uma versão escolar para duas pessoas do Harrier GR.1. A próxima versão é o Harrier GR.3, que é a versão de assalto mais moderna desta aeronave equipada com motores Pegasus 11 Mk 103. Desde 1978, também é produzida a versão marcada como Sea Harrier, o modelo FRS.MK.1 de que se destacou durante a guerra das Malvinas, em 1982 como um avião de combate. Como resultado da experiência adquirida com esta guerra, foi criada a versão FA.2, que possui aviônicos melhores, incluindo um ótimo radar Blue Vixen, maior carga útil e pode usar uma gama maior de armas. Dados técnicos (versão GR.3): comprimento: 14,37m, envergadura: 7,6m, altura: 3,42m, velocidade máxima: 1185km/h, velocidade máxima de subida: 254m/s, raio de combate: 420km, armamento: fixo - não equipado , suspenso - até 3176 kg de carga.

Dimenssões da Embalagem: 23 x 15 x 6cm

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